15/04/2014

{Homes Sweet Homes }_with Graça Paz

 
{Homes Sweet Homes}

doze meses, doze casas! 
doze casas de mulheres artistas residentes em Portugal!
mulheres, mães e suas familias, artistas, inspiradoras, que vivem em Portugal e que têm casas simples mas verdadeiramente inspiradoras.
Vou falar-vos da artista do meu ponto de vista pessoal, como a conheci, o que me inspirou mais na sua casa, as suas ideias de decoração mais originais, a sua música preferida que podem ouvir enquanto leêm o post, e o seu prato preferido, que podem fazer depois de lerem o post :) Let´s go for it!



*//Music for the Birds:




...

#2/12_Graça Paz

A Graça é uma artista multifacetada com uma criatividade imensa.

Tem o curso CIESA da cooperativa Árvore, e ainda é formada em Estilismo pelo Citex.

Curiosamente, segundo a mesma, nunca enveredou por essa carreira porque o seu amor pela arte sempre falou mais alto! Acredita que as crianças já nascem a saber desenhar e que nós adultos só temos de segui-las, orientá-las e acompanhá-las no seu ritmo.

Por isso faz também da sua arte, uma aula aberta aos mais pequenos, com workshops e ateliers inspiradores. Ilustradora, Pintora, Artesã, Escritora, e tantas coisas mais que só a sua alma poderá dizer-nos ao ouvido.



Conheci o trabalho da Graça numa revista há já dois ou três anos atrás.
Quando vi...Amei!!! As cores fortes e o uso intenso de vermelhos com rosas nas suas peças fez-me logo perceber que tinha de conhece-la melhor! A ela e ao seu trabalho lindo e inspirador!

A primeira reação que tive ao seu trabalho foi – esta artista é portuguesa?!?

Com tanta cor e emoção que transbordava em cada peça sua, pensei que pudesse ser filha de pais portugueses (pelo nome) mas nascida numa qualquer cidade de portugueses imigrados pelo mundo, onde a sua linha de trabalho se expressava de forma especial e muito emocional, mas claramente muito internacional!!!

Mas não!

A Graça é Portuguesa e vive em Portugal!

E do “rectângulo” para o Mundo, é um passo!

E foi assim que começou a nossa conversa, no dia em que cheguei à “sua” aldeia.

Sentadas à mesa, ainda a poucos minutos de nos termos conhecido, a Graça, numa conversa que se revelou logo fácil, solta e intensamente deliciosa, disse-me: “uma estrada de mil quilómetros, começa com um passo só”! - (frase do livro do Iching). 
Isso mesmo!!! Um passo!

Numa nova fase da sua vida, apenas com um passo, a Graça encontrou a sua paz numa casa de campo linda, simples, dentro de uma quinta no norte de Portugal, com animais e horta, que a própria e a família também cuidam!


A Graça é uma artista com uma alma do tamanho do Mundo e um nome cheio de emoção e verdade – PAZ!
Junto a ela sentimos verdadeira paz, alegria, calma, e um “joie de vivre” que nunca mais se esqueçe!

O seu talento está espalhado a cada recanto da sua casa, na forma como nos recebe, como nos prepara a sua mesa, até no que avental que veste!

Sem nos conhecermos tornámos-nos logo breves confidentes, e numa paz quase idílica, o dia que quase começou triste voltou a sorrir, por entre portas e no meio de todas as cores que esta mulher artista consegue equilibrar no seu trabalho, na sua casa, na sua vida!

À sua volta e consigo, vivem dois dos seus três filhos, o Sebastião e o António (que pela inspiração e genes também já desenvolvem a sua pópria arte – que vos digo é maravilhosa!!), a querida Maria, amiga da família, e de uma graciosidade e meiguice imensa. O cão Mateus, o gato Nhau, e a tartaruga Tuk (nome inspirado nos desenhos animados dos Patarecos que a artista adora).

Nesta casa todos almoçam e jantam juntos! E uns esperam pelos outros! Aqui não há pressas. Apenas momentos – bons momentos em familia e entre amigos – que recebem de coração aberto e mãos cheias!

Aqui os sorrisos estão desenhados nas paredes, as cores dançam na mesa de jantar que também é mesa de trabalho, e mesa do computador, e mesa de tudo o que se quiser, desde que seja para estarem todos juntos. 
Nesta casa, onde a arte encontra o campo e vice-versa, todos os detalhes respiram tranquilidade e muita criatividade, é uma casa decorada com paixão e sem pretensiosismos.

Simples, confortável, criativa! uma casa de família especial e inspiradora.

Ora Espreitem:


 

a casa e a envolvente - o páteo

a cozinha

a sala



o quarto da Graça

o quarto do António e do Sebastião

o atelier

poemas e frases para inspirar


Aqui pelo campo, como escreve no seu blog, a Graça fala de coração aberto sobre os seus dias, sobre a sua arte, sobre o que sente e o que sonha!

Assim é a Graça, assim diz a Graça: “Eu quero as mãos sujas de terra tanto como de tintas”!




No final do dia, sou levada de olhos fechados até ao atelier, pousa-me as mãos numa caixa cheia de pedras com palavras desenhadas, das quais me fez escolher apenas uma.

Toquei-as e escolhi a que mais me agradou ao toque.

Abri os olhos e a palavra era: “serenidade”!

Foi isso que trouxe destes dias passados na casa da Graça e da sua familía: Serenidade!

Obrigada Graça! Pela Serenidade e Paz que trouxe comigo. 
Pela casa inspiradora que me recebeu. Obrigada!

 
 
//O que mais me inspirou:

Ao entrar na sua vida, na sua quinta emprestada, na sua casa do caseiro, iluminada pelo sol timido de primavera, o que mais me inspirou foram as janelas abertas!

Janelas abertas ao mundo, ao ar puro do campo que dança em torno das folhas das árvores e das pétalas das flores, faça chuva ou faça sol.

Aqui não existem cortinas, apenas janelas que se abrem e fecham à rua; que deixam passar o ar e os cheiros da terra, que deixam estar fora cá dentro.

Esta simbiose entre o dentro e o fora sente-se e gosta-se!

Sente-se na sala de jantar que, apenas não chova, passa para o páteo e ali é servido o melhor empadão desta vida! As cadeiras da mesa de jantar “saltam” para o páteo, e ali passa a acontecer uma nova sala com

a serra como pano de fundo, ao som das conversas dos comensais, dos sons dos pássaros, dos cães e das cabrinhas – simplesmente maravilhoso! A vida é e pode ser sempre bela!

Dentro de casa, amei os arranjos de flores frescas e fruta fresca em cestas e taças. Uma forma simples de dar cor a uma casa!

Nesta casa não existe televisão! Apenas livros, muitos e bons. E muita muita música!

Gostei da biblioteca inspiradora, dos muitos livros que formam uma parede cheia de cor;

e da confortável zona de leitura mesmo em frente, forrada a mil e uma almofadas todas diferentes.

Amei os post-its gigantes desenhados pela Graça e espalhados por toda a casa com frases inspiradoras e de motivação!

Aqui a vida é simples mas é saboreada!

  
// Best Deco Ideas:

_as janelas abertas e sem cortinas – permite a entrada de muita luz natural, muito ar puro, contacto visual permanente com a natureza e com os sons da quinta.

_as paredes interiores pintadas de cores fortes e luminosas_blue tifanny e cores escuras mas neutras_cinza antracite, onde por cima são colocadas telas da Graça, posters, fotos. Lindo!

_as pedras da praia com palavras inspiradoras, espalhadas por toda a casa e atelier, umas a servir para alguma coisa (pisa-papeis, batente porta, segura guardanapos...), outras apenas para decorar, inspirar, ensinar a reflectir :)

_o mix de tecidos, cores e padrões, tão bem conseguido que parece que afinal, nada fica mal com nada e tudo parece bem.

_as mensagens escritas e desenhadas nas paredes. As paredes são telas gigantes onde a criatividade deixa acontecer o que de melhor se sente e faz com um simples pincel e tintas.
 
//A Artista na Web:











//Visitar Esposende:




 Life is Lovely! Thank you dear Graça!

Love,

A.




 







2 comentários:

  1. Olá Ana, já conhecia a casa da Graça Paz, penso que do seu próprio blog, agora não me recordo, mas adorei poder agora apreciá-la com tanto pormenor. Uma casa linda, cheia de luz (em vários sentidos) e de misturas, que só uma artista como ela saberia mesclar. Fico sempre impressionada como se pode juntar tantos detalhes diferentes e aparentemente improváveis de se conjugarem, com tanta arte. Parece um desarrumado, só que arrumado. Beijo e parabéns pela "reportagem".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Val!
      Pela visita e pelo comentário.
      A Graça é mesmo especial e a sua casa reflecte isso mesmo <3

      Eliminar

//Thank you for stopping by and for your comment here!
//Obrigada pela sua visita aqui e pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...