17/05/2014

{ Food for your Soul }_by Clara Martins

 

E continuando esta nova coluna mensal, {Food for your Soul} - começa com a escolha da artista deste mês: a Clara Martins (de quem vos falarei no próximo post).
A Clara,
a terceira artista convidada da coluna {HomesSweet Homes}, convidou-nos a provar uma refeição cheia de cor e sabor!
O prato principal fez-nos viajar com a paleta de cores e sabores à mistura – Salmão com Arroz de Côco servido com Molho de Caril com Alcaparras.
A Sobremesa encheu-nos a alma e o palato! Bolo de Laranja com Chantilly decorado com Flores de Borragem – uma delicia sem preço...
E apenas o sol de primavera espreitou, a mesa e as cadeiras saltaram para o páteo, as flores foram apanhadas, a mesa posta, e o salmão saía das mãos da querida Clara.
Simples, fácil, delicioso e bonito de ir à mesa!

//A Receita I:
{Salmão com Arroz de Côco servido com Molho de Caril com Alcaparras}


Ingredientes:
3 postas grossas de salmão
sal q.b.
sumo de 2 laranjas grandes
sumo de 1-2 limões
sumo de 1/2 lima
4 dentes de alho
2 folhas de louro
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 nós grande de gengibre picado
1 mão cheia de coentros picados
piri-piri (seco ou fresco) q.b.
1 chalota
1 colher de sopa de caril em pó
1 colher de chá (bem cheia) de farinha maizena
2 latas de leite de côco
2 chávenas de arroz basmati
2-1/4 copos de agua
1 frasco de alcaparras
3 sementes de cardamomo


Preparação:

#Salmão:
Cortam-se os alhos às lascas para dentro de uma frigideira grande. Juntam-se 2 folhas de louro com metade do gengibre e 2 colheres de azeite.
Antes do alho alourar põe-se o salmão na frigideira e rega-se com o sumo de 1 laranja e de metade de 1 limão. Cozinhe em lume forte.
Põe-se por cima do peixe o resto do gengibre e metade dos coentros. Deixa-se cozinhar até o sumo reduzir e quase caramalisar. O salmão não deve ficar demasiado passado!.
Vira-se então o salmão e rega-se com o restante sumo, pondo por cima o resto dos coentros.
Deixa-se cozinhar o peixe novamente até o molho reduzir. Põe-se sal e piri-piri q.b.

#Arroz de Côco:
Numa panela funda pica-se um dente de alho pequeno e junta-se uma colher de azeite. Deixa-se fritar o alho sem alourar, acrescentando 2 chávenas de arroz basmati. Mistura-se tudo muito bem e cozinha-se em lume brando por 15 minutos ou até o arroz ficar leve e solto.

#Molho de Caril com Alcaparras:

Num tacho pequeno leva-se ao lume 1 dente de alho e uma chalota picados, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de caril em pó e 3 sementes de cardamomo esmagados.
Deixa-se fritar o caril por 1 minuto acrescentando depois 1 lata de leite de coco. Mistura-se e deixa-se cozinhar por 5 minutos.
Numa taça pequena dissolve-se a farinha num 1/4 copo de agua fria. Mistura-se depois a farinha ou leite de coco e cozinha-se até o molho engrossar.
Apaga-se o lume e acresenta-se uma mão cheia de alcaparras com o sumo de metade de um limão pequeno.
Serve-se o molho numa taça e espremendo por cima o sumo de metade de meia lima.
Serve-se tudo quente.







//A Mesa:
A mesa foi colocada debaixo do alpendre. Uma toalha colorida que voava ao vento ameno da tarde de primavera, flores frescas do jardim acabadas de apanhar, bancos e cadeiras vintage da colecção da artista, e plantas, muitas plantas em volta, todas com um propósito tal qual um “natural helper” - mas disso falarei mais à frente. E o "final touch" foi o quadro da artista que se pendurou na parede: que, segundo a mesma, é a própria e a filha! Sem rosto mas com flores estampadas como se de uma máscara se tratasse e que a mim apenas significou que todos nós podemos ser o que quisermos! Até pessoas com caras de flores, cheias de cores e sonhos e fantasias. E são pessoas assim que nos inspiram! Que nos fazem sonhar! Sonhemos! Pois não nos faz mal nenhum, apenas bem!
Love,
A.





 

E porque depois de uma almoço destes, que nos leva a "viajar" pelos sabores e texturas misturados com mestria, nada como acabar com uma sobremesa fresca, deliciosa, e muito muito bonita - um bolo feito com amor! e com flores comestíveis lindas lindas lindas! 




//A Receita II:
{Bolo de Laranja com Chantilly e Flores de Borragem}
Ingredientes:

5 gemas e 8 claras
1-1/4 chávenas de açucar fino
2 chávenas de farinha com fermento
1/4 chávena de água fria
1/4 chávena de oléo vegetal
Raspa de 1 laranja
1/4 chávena de sumo de laranja
8 gotas de sumo de limão
Uma pitada de sal
2 embalagems de natas frescas
2 laranjas cortados aos gomos
Flores de Borragem
Preparação:
Batem-se as 5 gemas com 1 chávena de açucar até ficar léve e cremoso. Por cima deste creme peneira-se a farinha e o açucar. Acrescenta-se a água, oléo, sumo e raspa de laranja. Mistura-se tudo muito bem com a batedeira.

Numa segunda taça colocam-se as 8 claras, uma pitada de sal e as gotas de limão. Batem-se as claras em castelo acrescentando a pouco e pouco o resto do açúcar. As claras devem ficar acetinadas e firmes.
Misturam-se 2 colheres cheias de claras batidas a massa da outra taça até a mistura ficar menos espessa. Adiciona-se o resto da massa as claras e envolvem-se gentilemente para não quebrar as claras, misturando com cuidado.
Vai a cozer numa forma, forrada com papel vegetal durante 1 hora e 20 minutos.
A temperatura do forno deve ser 160º celsius.
Desenforma-se com a ajuda de uma grelha e deixa-se arrefecer.
Depois de frio corta-se ao meio e recheia-se com natas batidas e com gomos de laranja.
Decora-se o bolo por cima com o resto das natas, os gomos de laranja e flores de borragem.

Num prato fundo coloca-se açucar branco, e deitam-se raspas e flores de borragem, que se envolvem no açucar para depois decorar o bolo.

Serve-se frio.







When Life gives you Flowers,
Do some cake & flowers!
Life is Fun and Lovely!
Enjoy it!
Love it!

1 comentário:

  1. As fotos estão lindas, e perdi-me em cada uma delas, pois são tantos os detalhes que queremos apreender. Em casa de artista, até a comida apresenta uma paleta de cores inacreditáveis. Ansiosa por conhecer mais desta casa e dos donos dela. Bj

    ResponderEliminar

//Thank you for stopping by and for your comment here!
//Obrigada pela sua visita aqui e pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...