26/05/2014

{Homes Sweet Homes }_with Clara Martins


 {Homes Sweet Homes}
doze meses, doze casas! casas de mulheres artistas residentes em Portugal!
mulheres, mães e suas familias, artistas, inspiradoras, que vivem em Portugal e que têm casas simples mas verdadeiramente inspiradoras.
Vou falar-vos da artista do meu ponto de vista pessoal, como a conheci, o que me inspirou mais na sua casa, as suas ideias de decoração mais originais, a sua música preferida que podem ouvir enquanto leêm o post, e o seu prato preferido, que podem fazer depois de lerem o post :) Let´s go for it!

*//Music:

...
#3_Clara Martins
A Clara é uma artista “com uma forte paixão pela botânica e pela natureza que recorre à ilustração científica para recolher inspiração. Assim, desenraiza as flores e faz crescer pernas. Através da associação de dois universos díspares, cria uma nova ordem no universo, uma subversão maliciosa...”
Assim se descreve o trabalho criativo desta artista nascida em Lourenço Marques (Maputo), Moçambique, em 1973. Desde muito cedo radicada em Sydney, Austrália, Clara Martins efectuou os seus estudos em Belas Artes no College of Fine Arts da University of New South Wales, na Austrália, onde também concluiu o seu Mestrado em Arte e uma especialização em Arte Gráfica pelo Sydney Graphics College.

Iniciou a sua carreira como artista plástica no princípio dos anos 90, em várias galerias australianas de prestígio, maioritariamente em Sydney. Começou a expôr em Portugal no ano 2000, realizando a sua primeira exposição individual em 2001. Obteve importantes prémios, tais como: “Prémio de Pintura Altshuler pelo College of Fine Arts da University of New South Wales, Austrália; “Menção Honrosa” no Concurso Ambientart Leiria e o “Prémio Comunidade Portuguesa na Austrália 2002”, instituído pelo Consulado-Geral de Portugal em Sydney.
Conheci o trabalho da Clara numa visita ao seu atelier em 2011, através de amigas em comum.
Numa casa de família numa aldeia muito perto de Fátima, esta artista talentosa, recebeu-me com uma calma e serenidade, próprios de quem vive num mundo muito seu, cheio de fantasia que transparece maravilhosamente para as suas peças – seja de pintura, instalações, e objectos.

Quadros de flores gigantes com braços e pernas, animais ferozes de vestidos às flores e mãos dadas, numa simbologia perfeita do real e da fantasia, do romântico e do malicioso, mas muito muito especial.
Fascinante! Amei!!! A junção perfeita e harmoniosa de todas as cores nas suas peças, de forma equilibrada mas especial fez-me logo perceber que tinha de conhece-la melhor! A ela, à sua casa e ao seu trabalho lindo e inspirador!

A primeira reação que tive ao seu trabalho foi – uauuu! As suas pinturas parecem texturas de tecido real!
Tudo é pormenorizado, texturado, trabalhado ao mais alto nível do detalhe. Todas as peças exploram a mensagem, o falar sem palavras, o dizer em silêncio... mas de uma forma fantasiosa e inspiradora!

A Clara é de Moçambique e vive em Portugal, mas é com a Austrália que se identifica.
A forma descontraída e prática dos autralianos, a abertura e simplicidade como vivem, inspira a artista e a familía no seu dia-a-dia (que lá viveram largos anos).

E foi assim que começou a nossa conversa, no dia em que cheguei à “sua” aldeia.
No meio das mil flores que fazem parte do jardim da casa, (cuidado com muito amor pela sua mãe Odete), conversámos sobre viagens, Autrália, Portugal, voltar ou ficar. Sobre filhos, arte, escolas, educação através da arte.
Sobre o passado, o presente e o futuro. Sobre novos projectos de vida, e novos desafios.
Desafios bons, daqueles que nos fazem sorrir por dentro e nos dão força para novos passos por fora!
A Clara é uma artista fascinate, com muito para dar, com um talento imenso que passa da tela para a colher de pau com a mesma facilidade com que mexe em flores e em tecidos.
Tem mil talentos, um sorriso meigo que só lhe é arrancado quando lhe somos generosos e suficientemente compreensivos, pois os sorrisos não são para se dar, são para se oferecer com amor :)
A Clara é gentil e meiga, e tem dentro dela uma vulcão de talento e generosidade que só precisa de uma porta meio aberta para mostrar o quanto vale a sua visão do mundo e da arte.

À sua volta e consigo, vivem a mãe Odete e a irmã Kathy, o marido Armindo e a filha Kassia.

Nesta casa, onde a arte encontra a natureza, todos os detalhes respiram energia, côr e muita criatividade.
Tudo está em harmonia com quem vive na casa pois tudo está mesclado – as obras da artista, as flores e as jarras vintage da mãe, os brinquedos da filha, os livros da irmã, os filmes e jogos do pai.
Aqui tudo faz sentido num todo! Aqui sente-se a alma de cada um dos que cá vivem.
Esta é uma casa decorada com amor e sem pretensiosismos.
Simples, confortável, criativa! uma casa de família especial e inspiradora.

Ora Espreitem:

>os exteriores






>o hall e corredor da casa










>a sala de estar, biblioteca e escritório
















>a cozinha, zona de jantar e salinha















>a suite












>o quarto da filha
















>o atelier (just a sneak peak)










 
//O que mais me inspirou:

O que mais me inspirou foi a utilização de flores (do jardim ou da beira da estrada), em todos os recantos da casa. Fosse em jarras, copos e garrafas de vidro, taças, bules, tudo serve para colocar uma ou mais flores de forma original. Uma forma simples e económica de tornar a casa alegre, perfumada e muito mais bonita!

Adorei o mobiliário pintado com cores frescas e fortes, pelas mãos da artista e do marido.

Adorei a iluminação natural que entra pelas enormes janelas durante o dia, e os pontos de luz estratégicamente colocados, em luminárias de tecto, para utilização mal o sol se ponha.

Achei muito original a utilização de muitos espelhos que reflectem as várias obras da artista espalhadas pela casa, e a enorme biblioteca pintada em verde menta, num contraste maravilhoso com o laranja e rosa das paredes da sala e do hall.

Adorei as luzinhas de natal espalhadas aqui e ali, dando um ar muito cosy ao espaço.

Adorei as mesclas de cores! Cada divisão, uma cor! Mas de forma harmoniosa e bem pensada em relação ao mobiliário e iluminação.

A peça que mais amei foi o fogão vintage da “cif”, no meio da cozinha. Lindo e muito prático no inverno, pois utilizam para aquecer a casa e para terem sempre água quente para uma café ou chá.



//Best Ideas:

_utilização e mescla de várias jarras com flores frescas, por toda a casa.

_mobiliário em segunda-mão pintado à trincha com cores fortes e frescas.

_vários tecidos, mantas e panos coloridos a cobrir cadeiras, mesas e sofás da casa.

_biblioteca de cor verde menta em contraste com as cores quentes das paredes.

_luzes de natal espalhadas pela casa, em corações e estrelas - lindo!!.

_mesa de jantar enorme com bancos corridos – feita artesanalmente na região.

_fogão vintage da marca “cif” colocado estratégicamente a meio da cozinha – lindo!!

_peças da artista misturadas de forma fantástica com as peças vintage da mãe.



//A Artista na Web:


fb_https://www.facebook.com/claraalexandra.martins?fref=ts



blog_em breve



promo video_em breve



//Visitar Fátima:


//TO BUY_Para Comprar:
anaheleno@hotmail.com / +351 916 003 733


No final do dia, sou levada pela mão da Clara até ao quarto da Kassia, (menina alegre, cheia de fantasia e doçura), onde me pede para escolher uma das duas obras que estão expostas. Olho-as enternecida pois são emocionais - uma "joaninha" de saltos altos que dança com uma "estrela" com pés. Pura magia, que me faz lembrar todas as vezes que danço com o meu filho ao som das músicas infantis que ele mais gosta e que nos fazem sonhar, imaginar e fantasiar a sermos o que quisermos!


Foi isso que trouxe destes dias passados na casa da Clara e da sua familía: Fantasia!



Obrigada Clara! Pela Fantasia que trouxe comigo. Que cresceu ainda mais em mim!

Obrigada pela casa inspiradora que me recebeu. Obrigada a ti e à tua família maravilhosa!

Life is Lovely! Thank you dear Clara!
Love,
A.




>FLOWERS_bonus post: 


 E porque as flores e os arranjos desta casa são verdadeiramente inspiradores, este post é um extra muito especial, que merece ser publicado para que vos possa inspirar como me inspirou a mim! A Clara desenha, costura, pinta,cozinha, faz arranjos de flores lindos;
tudo com imenso talento e amor! Enjoy it!











::LOVE IS ON DETAILS::


 




2 comentários:

  1. Olá Ana! Gostei tanto das cores da casa da Clara, tão quentes e convidativas.

    (obrigada pela visita ao blog!) margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida :) obrigada eu pela tua visita aqui!!
      Sim, a casa da Clara é como ela, simpática e convidativa!!

      Eliminar

//Thank you for stopping by and for your comment here!
//Obrigada pela sua visita aqui e pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...